Acredito que a maioria de nós adora comprar presentes para os outros. Mas gastamos mais do que deveríamos. Neste artigo, veja nossas dicas sobre como reduzir o custo dos presentes sem diminuir a alegria de dá-los e recebê-los.
Planeje quanto dinheiro você gastará em presentes
Defina um valor máximo específico que você não deseja exceder. Acompanhe quanto já gastou e não exceda o máximo presumido. Infelizmente, a maioria de nós começa a fazer compras e depois, somente depois do Natal, fica surpreso com o tamanho da fatura do cartão. Não se surpreenda com o quanto você gastou.
Escreva no papel para quem você quer/precisa dar algo
Faça uma lista e ao lado de cada nome escreva o que você pode dar e ao lado escreva quanto vai custar. Some todos os valores. Se você se sentir bem com a soma, então é só ir às compras :). Esse planejamento levará até uma hora.
Pense em fazer presentes você mesmo
Se você não tem dinheiro suficiente para dar a todos, seja inteligente e pense em fazer presentes você mesmo.
Use os pontos acumulados
Verifique quantos pontos você acumulou em vários programas de fidelidade e veja o que pode ser trocado.
Evite lojas
Sei que parece ridículo, mas compre online. Não vai perder tempo, não vai gastar dinheiro com combustível e vai evitar compras desnecessárias.
Se você precisar ir ao shopping, planeje seu tempo de forma a passar um curto período de tempo lá, por exemplo, meia hora antes da reunião marcada. Graças a isso, você só vai entrar, comprar o que quiser e sair.
Não deixe as compras para a última hora
Você não apenas pagará a mais, como também gastará mais do que o planejado. Além de enfrentar longas filas e perder muito tempo fazendo isso.
Use programas de devolução de dinheiro e bônus de bancos
Se você gastar dinheiro, faça-o de forma que parte do dinheiro volte para você. Utilize sites de cashback (como Velupe, por exemplo). Você também pode utilizar cupons de desconto. Existem muitas empresas especializadas nisso, e é possível conseguir ótimos produtos com valores muito reduzidos. Vale a pena dar uma pesquisada.
Não jogue fora os recibos
Pode acontecer que a pessoa a quem você deu o presente queira trocá-lo ou devolvê-lo à loja por algum motivo. Talvez ela já tenha um parecido, ou o tamanho não serviu. Certifique-se de manter o recibo caso precise.
Compartilhe os custos de envio
Se você não conseguir um dia de entrega grátis, tente ver com algum amigo se não vai comprar nada daquela loja. Dezembro é uma época de aumento de compras em lojas online. Você pode descobrir que o colega na mesa ao seu lado também pede algo da Amazon.com, por exemplo. Divida os custos de envio e reduza o número de pacotes.
Importante lembrar que o natal é uma época de confraternizar, estar com as pessoas que você ama e se preparar para um próximo ano. Não é uma disputa de quem dá o melhor presente. Vale muito mais um presente pequeno mas dado com muito amor, do que um presente caríssimo sem nenhum valor afetivo. Pense nisso!