Uma pessoa saberia muito da sua vida se tivesse acesso ao seu telefone. Isso inclui as pessoas com quem você está em contato, quem lhe enviou mensagens ou todos os seus compromissos, através do seu calendário..
Você precisa estar atento à sua privacidade e segurança. Para isso, você deve usar aplicativos que possam ajudar a manter suas informações privadas seguras. Para lhe ajudar nesta situação,selecionei os fatores mais importantes que você deve considerar para manter a segurança do seu celular.
Menu de Navegação
1. Use Bloqueio de Tela
Vamos começar com a dica mais óbvia – bloqueie seu telefone. Você nunca sabe o que pode acontecer se você não fizer isso. Dificulte a invasão do seu telefone usando uma senha biométrica.
Quando alguém rouba seu telefone ou tenta acessá-lo quando você o deixa sem a tela de bloqueio, o sistema cria uma camada adicional de segurança desativando todas as funções, incluindo a capacidade de remover ou substituir as fotos e vídeos originais. Isso lhe dará tempo suficiente para acionar outras medidas de segurança.
Porém tome cuidado ao utilizar biometria em seu smartphone, dedos gordurosos provavelmente deixarão rastros na tela, e caso os criminosos tenham acesso ao seu celular, isso pode facilitar o acesso deles.
Os smartphones mais novos têm recursos de segurança biométrica, como scanners de impressão digital ou reconhecimento facial. Esses métodos facilitam e agilizam o desbloqueio do telefone, mas funcionam apenas se você os estiver usando.
Para alcançar um equilíbrio entre conveniência e segurança, as pessoas usam PINs para seus dispositivos que não possuem biometria. Estudos sugerem que as pessoas verificam seus telefones mais de cem vezes por dia, por isso é importante encontrar um método mais fácil de acessá-lo.
Isso significa que você terá que digitar seu PIN ou senha sempre que for utilizá-lo. Isso acontecerá com frequência, por isso é melhor optar por algo que você possa fazer de maneira rápida e fácil, mas ainda se sinta seguro. Um PIN é ótimo neste caso, porque você não precisará usar uma senha inteira toda vez
2. Fique atento às permissões dos aplicativos
Gerenciar permissões em seu smartphone pode ser um processo confuso. No entanto, não é tão ruim se você estiver ciente do que está fazendo. Depois de instalar um aplicativo, você pode permitir ou bloquear diferentes permissões na seção Configurações.
Atribua o aplicativo ao seu dispositivo com moderação e verifique quais permissões são necessárias para cada uma das funcionalidades do aplicativo. Você pode não precisar de todas as funções para alguns aplicativos.
O segredo é não aceitar aplicativos que pedem permissões de que não precisam. Uma boa regra geral é que qualquer aplicativo que solicite permissões desnecessárias apresenta um risco de segurança e você deve evitá-lo.
Em alguns casos, ao navegar pela internet se aparecer a informação “site não seguro”, saiba como resolver.
Um exemplo de aplicativo que exigia permissão extensiva – Pokémon GO. Por que eles precisam de acesso aos seus contatos e acesso total à sua conta do Google?
Para mim isso não faz nenhum sentido e me parece um tanto invasivo.
3. Desative o rastreamento de aplicativos que você não usa
Uma maneira fácil de ver para que seus dados de localização estão sendo usados é verificar quais aplicativos têm acesso a eles. Você pode se surpreender com o que suas informações de GPS podem revelar, desde os trajetos que você realiza com frequência como até mesmo a sua residência.
Se você deseja restringir o acesso à sua localização, precisa ir um pouco mais fundo nas configurações do seu telefone. No iOS, ele pode ser encontrado em Configurações -> Privacidade -> Serviços de Localização.
A Apple armazena alguns dados pessoais sobre você toda vez que você usa seu iPhone. Para visualizar esses dados e/ou desativá-los, vá para Configurações -> Privacidade -> Serviços de Localização -> Serviços do Sistema.
Você pode encontrar dados de localização no Android seguindo estas etapas: 1. Vá para “Configurações” e depois 2. Permissões do aplicativo. Aqui você encontrará uma lista de todos os aplicativos que têm permissão para usar sua localização sempre, apenas enquanto estiver usando ou nunca com este sistema de agrupamento.
Considere desativar o Compartilhamento de local do Google se você não o estiver usando. Esteja ciente de que o Google continuará armazenando seus dados de localização indefinidamente se essa configuração estiver ativada.
4. Utilize aplicativos antifurto para a segurança do seu celular
A partir do iOS7, a Apple permite que os usuários desativem remotamente um iPhone em caso de roubo com o Bloqueio de Ativação. Este tipo de proteção acaba desestimulando alguns criminosos, já que terão dificuldades em vender o produto roubado.
O Android agora oferece proteção antirroubo integrada que entra em ação após a atualização do Android 5.1. Para telefones executados em um sistema operacional mais antigo, recomendamos o uso de aplicativos antifurto adicionais.
Um aplicativo que você pode utilizar é o Avast Anti-Theft, que é gratuito e permite que você rastreie, bloqueie ou apague dados do seu telefone caso ele seja roubado. Além disso, você pode tirar fotos ou ouvir os arredores do seu telefone roubado remotamente.
Quando uma senha de desbloqueio incorreta for inserida três vezes, o telefone será marcado como roubado.
5. Evite utilizar aplicativos de bancos em Wi-Fi público
Certifique-se de sempre sair depois de usar aplicativos de bancos, redes sociais, lojas como :Amazon, Magazine Luiza e PayPal.
É importante se atentar a isto quando você está usando o Wi-Fi público. Cibercriminosos podem estar realizando algum tipo de ataque, através de páginas falsas ou monitorando a própria rede pública.
Eles configuram o Wi-Fi público e verificaram quantas pessoas estão navegando sem nenhuma proteção. Eles podem invadir o próprio aparelho ou criar páginas falsas e redirecionar para sites de redes sociais, desta forma, o usuário acaba inserindo seus dados em uma página falsa, enviando suas senhas para os hackers.
Não é aconselhável realizar muitas ações em WiFi público, mas mesmo quando você não estiver em WiFi público, é importante fazer logoff de suas contas para mantê-las seguras.